quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Dicas para brasileiros que moram no exterior: consulado (Dica 1/4)

VOCÊ, que vive no exterior, fora do Brasil! Você sabia?

Em conformidade com os dados do Ministério das Relações Exteriores, existem cerca de 4 milhões de brasileiros vivendo no exterior.

Muitos destes se encontram irregulares em outros países, por vários desafios que enfrentam, sem possibilidade temporária de retorno ao Brasil, o que se acontecesse, poderia causar perdas patrimoniais, financeiras, onde se encontram.

A despeito desta situação, por ser humano, seus direitos fundamentais são garantidos.

Também vale algumas dicas jurídicas correspondentes a direitos e deveres que permanecem ainda que residentes fora do país.


Separei o conteúdo em quatro dicas, então fique ligadinho(a) para acompanhar todas as dicas! 



Seguem algumas orientações jurídicas. Vejamos:

 - Todo brasileiro, desde a sua entrada em um país estrangeiro, tem direito de contatar a embaixada ou o consulado do Brasil em qualquer circunstância ou momento.

- Também é muito válido que todo brasileiro no exterior faça sua matrícula consular. Procure a Embaixada ou Consulado brasileiro mais próximo, levando documento que comprove a nacionalidade brasileira e uma fotografia. 
A vantagem da matrícula é que o Consulado pode entrar em contato com os brasileiros sobre assuntos do seu interesse. Efetivada a matrícula consular, o brasileiro recebe um documento de identificação. 

Semana que vem teremos novas dicas, fique de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário